Tipos de Métodos de Ensino

Um pouquinho de pedagogia!

Métodos de Ensino

Numa aula pode-se apresentar a combinação de dois ou mais métodos, mas lembrem-se apenas métodos não resolve. Jesus ensinou usando três coisas: Método (que comunica); Mensagem (que ensina); Vida (que conserva). Você pode preparar a lição com todo o carinho, mas somente Deus pode dar a mensagem cheia de vida espiritual.

a) Método da Preleção: é chamado também de expositivo e nunca deve ser usado só. Em combinação com outros métodos é de grande valor, pois nem sempre só falar quer dizer o mesmo que ensinar.

b) Método de Perguntas e Respostas: é conhecido como método socrático e serve como ponto de contato entre o aluno e o professor. Este ajuda a medir o conhecimento do aluno, desperta o interesse. Jesus iniciou sua fala com o alto funcionário de Candace, perguntando: Compreendes o que vens lendo?

c) Método da discussão: é também chamado de debate orientado. A seqüência na condução deste método é pergunta seguida de argumentação, análise e resposta. Para discutir um assunto subtende que o aluno já tem informação sobre o mesmo.

d) Método Audiovisual: o emprego deste método é de grande valor em todos os setores inclusive no infantil. Os psicólogos ensinam que as impressões que entram pelos olhos são as mais duradouras. Exemplo de Jesus usando este método: Mt 6.26 “olhai para as aves do céu”... Os materiais para o uso deste método são os mais variados possíveis: água, pão, madeira, cesto, moedas, papel, lenços, plantas, objetos, etc, etc...

e) Método na Narração: são as histórias. Jesus usou muito esse método apresentando histórias em forma de parábolas. A história depois de narrada precisa ser aplicada. “A história é qual janela deixando a luz entrar”

f) Método de Leitura: O professor pode mandar os alunos procurar textos em suas bíblias e ler. “Isto tem um valor maior do que se pensa”.

g) Método de Tarefas: Esse é um grande método – aprender fazendo. Método ideal para crianças desde a mais tenra idade. Pode se incluir nesse método trabalhos de pesquisa, redação e manuais.

h) Método demonstrativo: é o método do exemplo, altamente influente e convincente. A experiência pessoal, por exemplo, da transformação de Jesus na vida de alguém é um grande exemplo para a vida dos outros, pois são experiências reais que tocam.

Síntese do texto Métodos e Acessórios de Ensino. Pr Antonio Gilberto. Ensinador Cristão Ano 8 nº 31

6 comentários:

Melo.k (hem4tozin4h) disse...

Olha adorei este poste!só espero que continues assim.deu pra ver que és périta no assunto.não deixes de postar mais conteúdos relacionados com o processo de ensino e aprendizagem.sempre que tiveres disponiblidade,fa-lo com amor a pensar nas mais variadas pessoas que estás a ajudar.OBRIGADA MAIS UMA VEZ!

-------BEIJOS E ABRAÇOS-------
FILIPE MEIA, PROFESSOR EM ANGOLA

Roberta Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta Soares disse...

Olá Felipe..muito feliz por vc ter visitado minha página..com certeza a partir do ano que vem vamos postar mais conteúdos sobre esse assunto..vejo q vc é professor em Angola(parabéns!!) e eu também como pedagoga gosto muito dessa área..um grande abç

Claudia Lima disse...

Muito bom msmo !Bem explícito td. o texto.Parabéns!

Claudia Lima disse...

Muito bom msmo !Bem explícito td. o texto.Parabéns!

Claudia Lima disse...

Muito bom msmo !Bem explícito td. o texto.Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Carregando...

Apoio:

Quem sou eu

Minha foto
Welcome! Sou uma pessoa feliz e abençoada... Adoradora do grande Rei Jesus! Apaixonada pela Educação e por Gestão de Pessoas.

Seguidores

Total de Visitas do BLOG

TODO DIA É DIA DO MEIO AMBIENTE

Loading...

CORINHO QUE MARCOU ÉPOCA!

CORINHO QUE MARCOU ÉPOCA!
"Quando me lembro meu bom Pastor e como sofreu meu Rei. Quero servi-lo cada vez melhor, eu nunca a Jesus Deixarei. Não, Não, Não, Não, Não eu Nunca a Jesus deixarei (2x)